quarta-feira, 28 de novembro de 2018



 

 

Nostra Aetate


                   A primeira metade do século XX foi marcada por vários conflitos que culminaram nas duas guerras mundiais; provocadas, sobretudo, por um forte nacionalismo, rivalidades, disputas territoriais e econômicas. Além da constante intolerância religiosa que sempre foi praticada na Europa e se fortaleceu com o antissemitismo, propagado pelo nazismo na Alemanha. Tudo isso gerou milhões de mortes em todo o orbe e fez crescer o sentimento de vingança e xenofobia entre as principais nações envolvidas nos conflitos. A igreja católica como única instituição presente em quase todos os países envolvidos nos conflitos. Fez uma espécie de “mea-culpa” e em 25 de dezembro de 1961 o Papa João XXIII por meio da bula papal “humanae salutis”, convoca o concílio vaticano II. É preciso ressalta que a convocação de um evento dessa magnitude para a igreja católica, não é algo comum, em média a igreja costuma fazer apenas um concílio por século, o último concilio havia terminado em 1870, ou seja, é um evento de caráter extraordinário. Até então, os concílios, em sua maioria, tinham sidos convocados para estabelecer dogmas de fé. Contudo, o concílio vaticano II não foi convocado com o intuito de constituir um novo dogma de fé. O objetivo era pastoral e não doutrinal, a igreja precisava modernizar sua forma de comunicação com o mundo e rever sua maneira de se relacionar com as outras religiões.
                       O concílio foi aberto em 11 de outubro de 1962 e partia do principio de que a igreja era responsável pelo deposito da sagrada doutrina cristã e que não poderia em hipótese alguma, se afastar do patrimônio sagrado da verdade, ou seja, a igreja jamais deveria abandona a doutrina de fé que fôra construída ao longo dos seus vários séculos de existência. Porém, a igreja precisava adotar uma forma mais acessível e eficaz de falar com o mundo moderno, sem perder a sua essência. Após quatro calorosas sessões o concilio foi finalizado no dia 8 de dezembro de 1965, produzindo 16 importantes documentos, sendo 4 constituições, 9 decretos e 3 declarações. Desses documentos, dois o “Lumen gentium” e o “Nostra aetate” buscaram tratar da relação que a igreja deveria designar para com as outras religiões, inclusive as ‘não cristãs’. Apazigua as tensões e estabelecer uma relação respeitosa e amigável, era o principal objetivo desses documentos.

                       A declaração “Nostra aetate” da qual tratar o presente texto, reconhecer a religiosidade como algo intrínseco do ser humano e começa a enxergar as outras tradições religiosas de maneira positiva, admitindo que possa existir salvação mesmo nas religiões não cristãs. O cristianismo que por longo tempo sustentou não haver salvação fora da igreja, assume um discurso mais conciliador e tolerante com relação às diferentes tradições religiosas. A igreja olhou para dentro de si e procurou em sua essência, a melhor maneira possível, de estabelecer uma relação cordial com as diferentes tradições religiosas, sem abrir mão da sua doutrina e verdade de fé. De certa maneira, a igreja percebeu que a missão nada despretensiosa designada por Cristo, de “ir a todo o mundo e prega o evangelho a toda criatura”, mostrou-se ser, uma tarefa bastante árdua e difícil de ser alcançada. Após vários séculos de ação missionária o cristianismo conseguiu chegar a todos os continentes e em quase todas as nações. Contudo, converter toda a humanidade ao cristianismo tornou-se algo utópico e impossível de ser alcançado.
              A vitalidade das chamadas religiões mundiais: hinduísmo, budismo, judaísmo, confucionismo e Islamismo, mostrou a Igreja católica que mesmo com muito esforço pastoral, a conversão global ao cristianismo era uma meta muito difícil de ser alcançada. A multiplicidade religiosa fez a Igreja muda o discurso e aceitar a independência religiosa dos povos não cristãos. Na declaração “Nostra aetate” fica bem claro isso, a Igreja procura favorecer a unidade e a caridade entre os homens, reconhecendo a existência de outros caminhos para se chegar a Deus. Contudo, deixa claro em seu discurso que a sua estrada é a melhor pavimentada para se alcançar a Deus, ou seja, a mais completa em doutrina.
                         A declaração “Nostra aetate” vai buscar fomentar por meio da tolerância e do respeito mútuo, a união e a reciprocidade entre os povos, considerando algo que existe de comum em cada individuo, o seja, a busca de um mundo melhor, de paz e harmonia. Ao se referir ao Islamismo a Igreja buscar traços comuns entre as duas doutrinas, convocando cristãos e mulçumanos a supera o passado conflituoso e a exercitarem a compreensão mútua para que juntos possam defender e promover a justiça social. Com relação ao judaísmo documento vai reconhecer sua importância para o cristianismo e o grande patrimônio espiritual comum entre as duas religiões. Além disso, a Igreja também vai se posicionar contra o antissemitismo e quaisquer forma de perseguição contra os judeus, repudiando as manifestações de ódios em qualquer período que tenham ocorrido. A Igreja ensina que Cristo sofreu voluntariamente e que sua morte na cruz é um sinal de amor e salvação e não pode servir de justificativa para propagação do ódio contra os judeus.
                      Com relação ao hinduísmo e ao budismo a Igreja vai reconhecer a busca do ser humano pelos mistérios divino. Porém, fica evidente em suas declarações a dificuldade e o esforço que a Igreja faz, para compreender essas  religiões que não são monoteístas e que tem doutrinas imensamente diferente do cristianismo. Contudo a igreja busca olhar para essas religiões com sincero respeito, reconhecendo que ali também existe o sagrado o verdadeiro o divino e o santo.
                       Por fim a Igreja deixou claro em suas declarações que nela se encontra a plenitude dos meios de salvação, isso, porém, não quer dizer que este seja o único e exclusivo caminho. É possível afirma que existe uma certa ambiguidade entre e novo discurso da igreja católica na tentativa de se moderniza, com relação a manutenção da sua doutrina. Contudo, ao chamar para si a responsabilidade, e condenar veementemente toda e qualquer forma de discriminação ou violência praticada por motivos de raça, cor ou religião. O Concílio teve fundamental importância no apaziguamento das tensões, provocadas principalmente pela visão etnocêntrica de mundo, que a Igreja direta ou indiretamente ajudou a criar.   
Referencias bibliográficas:

DUPUIS, Jacques. O cristianismo e as religiões: do desencontro ao encontro. São Paulo: Loyola, 2004, pág. 40-69; 88-96.


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