sexta-feira, 27 de junho de 2014

Ciência e pseudociência
Desde o início da humanidade o homem tem buscado explicar os fenômenos naturais e alguns artificiais, criados por ele, para explicar o mundo em que vivemos. Aos poucos foram surgido hipóteses que tentavam explica o que acontecia na natureza, estas muitas vezes se encontravam carregadas de um forte apelo emocional, coincidências, crenças, mitos, boatos, algumas evidências, até que se formulava uma hipótese. A partir daí surgi à ciência e junto com ela a pseudociência, pois no início era quase impossível separa uma da outra, tanto é, que a casos em que uma se torna a outra. É o caso da astrologia vista como ciência, se tornou pseudociência, pois não tinha consistência em suas afirmações e vai de encontro a princípios da física essa sim, uma ciência com base em teorias verificadas e comprovadas inúmeras vezes. Outro caso que podemos destaca é a alquimia, que evoluiu e se tornou química, umas das ciências que mais contribui para desenvolvimento da humanidade.
Diferente da ciência, a pseudociência evita se submeter suas alegações, a um teste valido, os pseudociêntistas nunca usam experimentos cuidadosos e metódicos, jamais refutam nem tão pouco dão a importância devida a experimentos realizados por cientistas, ignoram os fatos, e afirma veemente que seus métodos são validos. A Ciência convence pela evidência por argumentos fundamentados com base num raciocínio lógico ou matemático procurando extrair a melhor informação que os dados permitam. Quando surgi uma evidência nova que contradiz as idéias antigas, essas são averiguadas, com base em métodos de científicos e quando confirmadas, as antigas são descartadas. Já a pseudociência, convence apelando à fé e à crença, tenta converte não convencer, estabelecem dogmas que não aceitam questionamentos, temos que acreditar, mesmo que os fatos digam o contrario nunca se abandona a ideia original, qualquer que seja a evidência.
A pseudociência mesmo sendo falsa ela tem um poder de cativa mais as pessoas, pois mexe com a imaginação, com o lado lúdico, explica o inexplicável, por esse motivo diferente dos livros de ciências, os livros de astronomia, numerologia, vendem aos milhões enquanto os livros verdadeiramente científicos são poucas pessoas que demonstram algum interesse. O número de pessoas capazes de identificar o que é ciência e o que é pseudociência é muito reduzido, a grande maioria das pessoas são analfabetos cientificamente, e não conseguem distinguir  o que é uma coisa e o que é outra. Além do que, todos os dias somos bombardeado por todo tipo de pseudociência, nos rádios, jornais, TV, filmes. Tudo isso faz com que se torne difícil distinguir, pois a ciência não tem todas as respostas, já as pseudociências nos da todas as respostas, dentre essas respostas estão às três que mais afligem a humanidade: De onde viemos? O que estamos fazendo aqui? E para onde vamos?
Então enquanto a ciência não conseguir responde a essas perguntas, podemos dizer que a pseudociência tem um trunfo para continuar existindo, e consolando os corações aflitos por respostas, um pouco mais simples, e sem muita necessidade de reflexão e analise. Enquanto isso a ciência verifica, refuta, e por isso evolui, talvez as duas nasceram para conviver juntas por todo o sempre, uma ajuda a outra a evolui, já a outra nos conforta quando não encontramos respostas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário