sexta-feira, 27 de junho de 2014


                                                       GLOBALIZAÇÃO

A noção de globalidade remete a conjunto integridade, totalidade. A palavra global carrega consigo o sentido de conjunto e inteiro. O nome globalização já sugere algo integrado, unido.
A globalização vista dessa forma não apresentaria quebras nem fraturas, pois globalizar sugere o oposto de dividir, marginalizar, expulsar ou excluir. No entanto a globalização, se apresenta de forma que enquanto países apresentam taxas de desenvolvimento exorbitantes, milhares de pessoas lutam para sobreviver sob condições extremamente precárias, uma verdadeira legião de perseguidos e refugiados. Então a globalização por se só não representa integração total, a globalização é caracterizada por uma crescente internacionalização da produção e troca de mercadorias que se estabelece em nível mundial. De forma que só se consegue globalizar realmente o que se torna mercadoria.
Globalizar também designa o intercâmbio político, social e cultural entre as diversas nações, mas atualmente intensificado pelas inovações cientificas e tecnológicas, na área da comunicação.
A globalização se propõe a representa uma nova forma de organização das sociedades, capaz de superar as identidades, capaz de superar as identidades nacionais, e os particularismos religiosos, étnicos e regionais. No entanto de forma contraditória ressurgem com força inusitada, em vários locais do planeta diversas manifestações fundamentalista, racista e terrorista que a humanidade considerava ter superado. Alguns teóricos consideram mais adequado denominar o fenômeno da globalização de mundialização do capital, pois ele representa o próprio regime de acumulação do capital e explica o conteúdo efetivo da globalização é dado não pela mundialização das trocas, mas pela mundialização das operações do capital, em suas formas tantas industrias quanto financeiras.
A conquista do mercado mundial pela exploração das forças de trabalho Criam contrastes sociais cada vez maiores, de um lado emerge enormes contingentes de desamparados sem moradia e condições mínimas de sobrevivência. A satisfação das necessidades básicas da população precisa da construção de um modelo alternativo de sociedade, no qual formas igualitárias e solitárias possam sobrepor-se aos interesses particulares do capital. É preciso reconhecer que a exclusão só pode ser enfrenta através de mecanismos políticos se o objetivo for construir uma sociedade mais justa. É preciso governa a globalização passa por tanto por decisões que questionem o modelo vigente e levem a construção de um modelo alternativo de estrutura social, sustentável, plural e democrático.

O conceito de brics é recente. São relações entre varias unidades nacionais que não possuem uma política comum. Os brics representam 42% da população mundial, 14,65 do produto interno mundial e 12,8% do volume de comercio global. Entre os BRICS a china se destaca por abarca um passado cultural de 4500 anos, possui uma identidade própria anterior as ideologias ocidentais. 40% do cimento mundial, 40% do carvão 30% do aço, 12% da energia, a China possui 1,3 bilhão de habitantes duas vezes maior que a população da America latina mas com apenas metade do território.tudo isso faz da China uma forte candidata ao lugar dos EUA, como maior economia mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário